Energia para a Cooperação
Projeto Terra Solaris
O que é o Projeto Terra Solaris?
O projeto consiste em instalar eletrificação solar off-grid para iluminar o galpão e escritório destinados às atividades da Cooperativa da Agricultura Camponesa da Região Metropolitana de Belo Horizonte (COOPERANA).
Dentre essas atividades, destacamos a produção de doces de banana, rapadura, beneficiamento de mel e destilação de cachaça.
O local também é destinado para as atividades de cinco associações de moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que a utilizam para realizar reuniões, encontros e atividades de qualificação profissional dos trabalhadores das associações de moradores.
O galpão possui área de 700m2, localizado na área rural do município de Nova União, em Minas Gerais, à aproximadamente 60 km de distância da capital, Belo Horizonte (trevo a trevo).
Para instalar a eletrificação no galpão e no escritório, a ONG Verde pretende realizar curso livre na categoria de educação profissional básica, conforme legislação vigente, para capacitar 20 agentes comunitários em eletrificação solar off-grid, para instalação e manutenção preventiva e corretiva do sistema, sendo previsto que até 50% desses agentes deverão ser de mulheres.
Durante o curso será realizado encontro com as comunidades envolvidas com as atividades desenvolvidas no galpão, direta e indiretamente, para apresentar o projeto, o cronograma, o processo e os resultados esperados.
Por que implantar o Projeto Terra Solaris?
As cooperativas de trabalhadores, geralmente organizadas em torno de diversos tipos de produção, constituem-se como alternativa ao mercado formal de trabalho que, por sua vez, é incapaz de assegurar, em igualdade, emprego e renda suficiente para todas as pessoas.
Por isso, os desafios para os cooperados são enormes, pois precisam buscar formas de fortalecer a cooperação para o trabalho e garantir que a solidariedade e o comprometimento de todas as pessoas na geração de renda tornem-se os princípios inarredáveis para esse tipo de organização para o trabalho.
Além de outros aspectos intrínsecos à própria organização das cooperativas, existem alguns fatores, como os custos operacionais, que oneram muito as atividades das cooperativas e dividem o lucro obtido com todas as pessoas/famílias participantes da associação.
Os custos com a produção envolvem gastos financeiros com água, energia elétrica, impostos etc. No caso da COOPERANA, as despesas com a energia elétrica são um problema grave, principalmente pelo uso de equipamentos, geralmente obsoletos e que consomem mais energia e ficam ligados, aproximadamente, por dez horas/dia. O uso das lâmpadas durante quase o dia inteiro no interior do galpão, também elevam os gastos com a eletricidade.
Portanto, as despesas com eletricidade são altos e a Casa12Volts apresenta-se como solução sustentável e econômica para fornecer energia elétrica offgrid, para a iluminar a área de 700m2 – sem conta de luz para pagar mensalmente.
O que o Projeto pretende mudar?
O projeto visa oferecer energia solar para a cooperativa processar os alimentos, realizar reuniões, encontros, congressos e, periodicamente, cursos de capacitação para a agricultura familiar.
A partir da implantação da energia solar, offgrid, sem conversão para 110/220 volts, a COOPERANA terá autonomia e eficiência energética, além de eliminar os gastos mensais com o pagamento da conta de energia elétrica.
Assim, a cooperativa vai reduzir as despesas com a produção e investir mais recursos em outras áreas dedicadas à sua finalidade.
Contribuições do Projeto
Com a implantação das energias renováveis no galpão da COOPERANA, será possível:
- Contribuir com a redução de C02 na atmosfera;
- Promover a educação ambiental nos processos de produção da cooperativa;
- Contribuir com a redução das despesas operacionais;
- Promover a igualdade de gênero no acesso e na profissionalização para a manutenção do sistema offgrid;
- Contribuir coma integração dos cooperados que participam de reuniões e encontros no galpão;
- Contribuir com o cumprimento de várias metas dos ODS.
Início: sem previsão.
Finalização: quatro meses após a captação de recursos.
Localização: Nova União / MG.
Situação: aguarda patrocínio para atualizar orçamento dos materiais.