Termo de Parceria
Cooperação Técnica
A ONG Verde (Educação Ambiental, Agroecologia e Energias Renováveis) e a Associação dos Jovens Agricultores de Guiné Bissau (AJAGB) assinaram Termo de Parceria de cooperação técnica para viabilizar a captação de recursos financeiros e implantar o Projeto Casa12VoltsR em Guiné-Bissau, África.
A ONG Verde é a idealizadora do Projeto Casa12VoltsR (marca registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial), cuja proposta sustentável reúne o uso de energias renováveis (eólica e solar), aquecimento de água solar a vácuo, fossa biológica, captação das águas de chuva, horta agroecológica e outras práticas de educação ambiental.
A Casa12VoltsR
A principal proposta da Casa12Volts é difundir o uso das energias infinitas de forma sustentável, eficiente, autônoma e com o menor impacto possível ao meio ambiente.
Por isso, a Casa12Volts é um projeto replicável, promove debates em torno da longa pauta ambiental e pretende estimular a indústria nacional a produzir produtos e equipamentos desenvolvidos exclusivamente para corrente contínua.
Projeto AMUTAKU
Juntos, a ONG Verde e a AJAGB vão desenvolver o Projeto AMUTAKU (cuidar da Natureza), visando captar recursos financeiros para implantar a Casa12Volts em Guiné-Bissau, com a finalidade de sediar a associação da entidade e se tornar modelo no país.
Para elaborar o Projeto AMUTAKU foi constituída uma equipe multidisciplinar com diversas pessoas de cidades brasileiras e de Guiné-Bissau.
Energias Renováveis
O presidente da AJAGB, Turé Lamine, esteve pela segunda vez no Brasil, na sede da ONG Verde, desta vez acompanhado pela jovem agricultora Binta Baldé e os jovens agricultores Mamadú Alimo Djaló, Mamadú Hadi Djaló e Assimio Djalo, que participaram de cursos rápidos relacionados aos princípios práticos da agroecologia, agroflorestas e um pouco de conhecimento sobre as energias renováveis, aplicações, manutenção preventiva e corretiva, em atividades alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Retorno a Guiné-Bissau
O Termo de Parceria foi assinado neste 17 de novembro de 2022, na sede da ONG Verde, localizada no município de Rio Manso, em Minas Gerais.
Importante ressaltar que coordenadores da ONG Verde acompanharam os guineenses desde a chegada em Minas Gerais, até o retorno a São Paulo, de onde fazem o embarque para retornar a Guiné-Bissau.
Confira outras imagens da 2a visita da AJAGB na ONG Verde
ONG Verde recebe 1a visita da AJAGB, de Guiné-Bissau
Casa12VoltsR em Guiné-Bissau
Presença da AJAGB (Associação dos Jovens Agricultores de Guiné-Bissau) no Brasil significa o início de parceira internacional para exportar a Casa12Volts e trocar conhecimentos agroecológicos e agroflorestais para implantação em culturas desenvolvidas pelos agricultores de Guiné-Bissau, país localizado na África.
Parceiros internacionais
Mesmo sem a edificação estar completamente pronta, a ONG Verde recebeu, neste julho de 2022, equipe da AJAGB representada pelo presidente da entidade, Turé Lamine, acompanhado de Camará Demba, Cá Rofino e Baldé Anifata, para conhecer de perto a Casa12Volts: primeira casa off-grid, quadrivolts, em corrente contínua do Brasil, e aprender um pouco sobre as energias renováveis e as boas práticas agroecológicas e agroflorestais.
Planejamento sustentável
Na Casa12Volts, a equipe da AJAGB aprendeu que a economia de eletricidade começa no planejamento da construção, com o melhor aproveitamento da iluminação natural.
Os guineenses experimentaram a geração de energias renováveis pelas placas solares, pelo aerogerador e, também, por esforço físico na Pedal Verde, bicicleta que produz energia elétrica suficiente para recarregar celulares, tablets e iluminar uma maquete sustentável.
Energia sem choques elétricos
Na Casa12Volts, além das lâmpadas de LED, a geladeira, o liquidificador, a antena e o modem wi-fi, as câmeras de segurança, os rádios e leitores de músicas em USB, o projetor e o computador all-in-one, dentre outros eletroeletrônicos, despertaram a curiosidade dos guineenses ao saberem que tudo funcionava em corrente contínua, sem riscos de choques elétricos.
Saneamento básico
Do lado de fora, a Bioete, o saneamento básico com uso de bactérias, chamou a atenção da AJAGB pela simplicidade e eficiência do sistema.
Segundo Lamine, em Guiné-Bissau, tratamento de esgoto ainda é raridade e “coisa da elite” – a maior parte dos detritos humanos fica no solo, em forma de fossas arcaicas, sem tratamento ou é jogado nos rios ou no mar.
Cobertura do solo
A equipe da AJAGB participou ativamente na preparação da compostagem e de berços para mudas de plantas, na correção do solo, com adubos naturais e orgânicos, e na cobertura dos canteiros com capim seco e palhas para proteger a terra do excesso de sol e manter a umidade no pé das árvores.